/javascripts/menu.js">
Subscrever:RSS Feed Newsletter

Você Está Aqui: Início » Saúde e Bem-Estar » Os benefícios do Calafito

Planta de Calafito

Calafito

 O que é o Calafito?

 O Calafito é uma planta selvagem não muito  conhecida.

 No meu caso, só a fiquei a conhecer desde que vim morar para o Alentejo em 2002.

 Esta planta dá-se em zonas baixas (chamadas vargens) bastante húmidas e sombrias, não muito expostas ao sol. Mas mesmo assim o Calafito é uma planta de zonas, isto é, pode-se não encontrar em muitos dos lugares que até podem parecer propícios ao seu crescimento.

 O Calafito é conhecido pelas suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Usado para desinfetar e limpar feridas, para ajudar a curar inchaços, para aliviar dores.

  Como usar o Calafito?

Um dos modos de usar Calafito, e o mais comum (pelo menos na zona onde moro), é de fervê-lo, molhar um pano e aplicar na zona a tratar enquanto ainda estiver quente. Quanto mais quente melhor o resultado. Quando arrefece, pode-se voltar a aquecer.

 Esta água pode também ser usada para lavar feridas.

 Outra forma é fazer-se infusão (chá) e beber, de preferência quente. Nesta modalidade é bom não prolongar o tratamento por mais de 7 dias. É, segundo consegui apurar, um tratamento forte.

 Na aplicação de panos quentes e lavagens não se coloca limitação de tempo. Pode-se usar e abusar.

 

 Experiências com o Calafito.

Posso dizer, por experiência própria, que a modalidade de panos quentes e lavagens resulta.

 Já usei para aliviar uma dor de dentes. Fervi a água com o Calafito e bocejei. Como não suporto coisas muito quentes na boca, tive de deixar amornar. Mesmo assim a dor aliviou.

 Uma outra vez, tenha o pé inchado devido a um entorse. Coloquei panos quentes e o inchaço passou em 2 ou 3 dias. A dor também diminuiu drasticamente. 14 dias mais tarde fiquei a saber que, afinal tinha partido o pé. Toda a gente se admirou como é que não tinha quase dor alguma e andava perfeitamente sobre o pé. Só posso atribuir ao Calafito.

 Podia estar para aqui a descrever as várias vezes em que utilizei esta planta, mas vou só contar mais uma. A primeira vez.

 O meu primeiro contacto com esta planta, o Calafito, foi para curar uma égua.

 Numa manhã, fui dar com uma égua deitada no chão numa posição bastante desagradável para o animal.

 Tinha a pata traseira presa a uma corda que tinha ao pescoço. O pobre animal, tinha-se coçado e engatou a ferradura na corda. A infeliz caiu e rebolou encosta abaixo. Passou toda a noite deitada com a pata presa.

 A corda parecia ferro mas lá se conseguiu cortar. Chamou-se o veterinário que foi incansável e a tratou. A cabeça do animal tinha o dobro do tamanho de tal forma que, após conseguirmos com que ela se levantasse, a égua não aguentava o peso da sua cabeça e ficou com ela pendida a tocar no chão.

 O pelo à volta do pescoço havia-se ‘queimado’ pela constante fricção da corda. O veterinário disse que este iria cair e a égua iria ficar com a marca.

 Então passamos a lavar a cabeça e o pescoço da égua, várias vezes por dia, com panos molhados em água de Calafito quente.

 Depressa o inchaço da cabeça desapareceu e não ficou qualquer marca no pescoço. Mais tarde o veterinário nem queria acreditar.

 O Calafito é uma planta selvagem com bons benefícios, tanto para seres humanos como para animais, e de fácil utilização.

 Se puderem arranjar, recomendo vivamente o uso do Calafito.

center>

Sobre o Autor: Isabel Trigo

Isabel Trigo

Nascida e criada no Porto. Atualmente reside no Alentejo. Formada em Eng. Civil pela Faculdade de Engenharia do Porto, exerce profissão na Câmara Municipal de Odemira. Em part-time trabalha na área de Marketing de Rede e Mercado em Rede. Tímida mas aventureira, gosta de desafios sempre novos. Adora animais e natureza em geral, de sentir o cheiro da terra molhada. Não se importa de sujar as mãos de terra nem de ficar com a roupa suja devido aos animais. Gosta de fazer trabalhos manuais, procurando a diversificação.


Comentários do Facebook:

3 Comentários

  1. Muito interessante o seu artigo. Eu também me interesso por plantas medicinais. Neste momento estou a testar em mim, os benefícios do
    Calafito, como anti-inflamatório e analgésico. Estou a usa-lo em substituição do antibiótico, num tratamento estomatológico.
    Pode dizer-me onde posso encontrar a planta para a plantar aqui no algarve?
    Obrigada

    • Isabel Trigo Isabel Trigo diz:

      Bom dia,

      Não conheço pessoalmente muitos lugares onde encontrar esta planta. Sei que perto da Aldeia das Amoreiras, Odemira, se pode encontrar Calafito, foi nessa zona que tive contacto com ela. Se quiser pode entrar em contacto comigo pelo e-mail: cirnetrigo@gmail.com.

Deixe um Comentário

CommentLuv badge
© 2012 KognosPédia - O Portal do Conhecimento · Subscrever:RSS FeedNewsletter · Tema por Theme Junkie · Suportado por WordPress